terça-feira, 13 de maio de 2014

Socialização: quais agentes são fundamentais na vida da criança?

Reflexão muito importante acerca da socialização que eu encontrei no blog da Lillo. Dividindo para somar!


Ao pesquisar no dicionário a palavra “socialização” encontramos a seguinte definição: “processo de adaptação de um indivíduo a um grupo social e, em particular, de uma criança à vida em grupo”.
Podemos, então, dizer que a primeira etapa deste “processo de adaptação” está na relação do bebê com a figura materna, momento em que ele vai estabelecer o senso de confiança básica no ambiente que o cerca. E isso é só começo.
Acompanhar o processo de socialização da criança em seus primeiros anos de vida é fundamental para que ela tenha um desenvolvimento saudável. Para isso, é preciso que ela seja sempre amada, desejada, compreendida, apoiada e respeitada pela família. Lembre-se: a socialização influenciará na personalidade da criança.
A família é o primeiro agente de socialização e também o mais importante, pois tem um papel essencial na formação das atitudes sociais e na transmissão de valores, além de ser uma relação que se baseia em afeto, deixando as crianças mais receptivas.
“É na família que exercitamos as primeiras trocas sociais e, posteriormente, na escola, com os colegas e com figuras de autoridade, como o professor”, explica a psicóloga Maria Alice Fontes.
A escola é o local que propicia o início da identificação da criança com alguns colegas, onde ela vai perceber as semelhanças e diferenças entre as pessoas. Lá ela exercitará sua capacidade de se expressar com os amigos e ao mesmo tempo respeitá-los em sua individualidade. Além disso, a escola ajuda na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento das capacidades cognitivas e vai incidir, claramente, na compreensão que as crianças têm do mundo social e suas particularidades.
Atividades recreativas e culturais também contribuem em vários aspectos do desenvolvimento infantil, tais como: aprendizagem, coordenação motora, cognição e também a socialização. “O brincar e jogar são as maneiras que a criança expressa e constrói seu próprio modo de conduta, desenvolve a imitação e aprendizagem da vida dos adultos e até mesmo favorece a elaboração de conflitos emocionais”, avalia a psicóloga.
De acordo com ela, o desenvolvimento saudável da socialização ao longo da vida propicia melhores habilidades empáticas, flexibilidade e mais chances de ter sucesso pessoal, familiar e profissional.

“Uma pessoa saudável emocionalmente é alguém bem ajustado socialmente e que consegue estabelecer vínculos e mantê-los, ou seja, tem a habilidade de fazer trocas afetivas e se relacionar adequadamente no contexto com outras pessoas”, finaliza.

Fonte: Blog da Lillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário